A genética Ultrablack da Rincon del Sarandy, de Uruguaiana (RS), é uma nova opção para criadores do Sul do país que buscam unir um excelente fenótipo e dados de avaliação genética superiores para uso em programas de inseminação. O touro Clint - Rincon TE1219 Sumaj del Sarandy -, que teve cota de 50% arrematada pela Agrottoni, de Santo Antônio das Missões (RS), no Leilão Rincon Code 2023, está em coleta na Crio Central Genética Bovina para a Solução Genética. O reprodutor é Top 1% para Índice Desmama, Top 2% para Índice Final e Top 7% para Índice Bioeconômico de Carcaça no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).
Segundo o criador Ignacio Tellechea, que administra a Rincon ao lado da mãe Claudia Indarte Silva e do irmão Martin, a genética Ultrablack é uma alternativa para pecuaristas que desejam animais resistentes a diferentes climas e ambientes e, ao mesmo tempo, almejam produzir carcaças de qualidade. “O Clint expressa o que há de melhor na raça. Além de ter índices destacados e um excelente pedigree, ele é homozigoto preto e homozigoto mocho. É perfeito para quem quer avançar gerações na raça Ultrablack”, afirma. O exemplar integrou a Dupla Grande Campeã de Machos Ultrablack da ExpoUruguaiana 2023.
Proprietário da Crio e da Assessoria Agropecuária FF Velloso&Dimas Rocha, Fernando Velloso, destaca que o touro combina a genética de Sumaj (Brangus) e Zorzal (Angus) e possui Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) de alto desempenho para crescimento no Promebo. “O ditado ‘Beleza não põe mesa’ também vale na pecuária, pois os resultados se dão por produtividade e eficiência, mas também por fenótipo. E o Clint é um touro bonito, agradando aqueles que buscam reprodutores com expressão, bom biotipo, caráter racial e masculinidade”, acrescenta. O exemplar é indicado para uso em rebanhos Ultrablack puros ou em rebanhos comerciais que possuem matrizes desuniformes ou muito azebuadas.
Foto: Everton Souza Marita
Comentarios